REQUERIMENTO N.º 19 / 2025 - A Mesa Diretora desta Casa Legislativa, nos termos do artigo 142 e seus parágrafos, vem, respeitosamente, requerer deste Plenário a concessão de URGÊNCIA ESPECIAL, para deliberação do Projeto de Lei Ordinária n.º 18 / 2025, que “RATIFICA O PROTOCOLO DE INTENÇÕES FIRMADO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE EXTREMA, CAMBUÍ, MUNHOZ, ITAPEVA, CAMANDUCAIA, TOLEDO, CÓRREGO DO BOM JESUS, GONÇALVES E SENADOR AMARAL, OBJETIVANDO A CONSTITUIÇÃO DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL MULTIFINALITÁRIO”, bem como de eventuais emendas ou substitutivo. Nestes termos, Pede deferimento.
RESULTADO DA DELIBERAÇÃO: Requerimento n.º 19/2025 aprovado por sete votos a um, em único turno. Voto contrário do Vereador Fradik Alves de Souza.
REQUERIMENTO N.º 20 / 2025 -A Mesa Diretora desta Casa Legislativa, nos termos do artigo 142 e seus parágrafos, vem, respeitosamente, requerer deste Plenário a concessão de URGÊNCIA ESPECIAL, para deliberação do Projeto de Lei Ordinária n.º 23 / 2025, que “ALTERA E INCLUIR DISPOSITIVO NA LEI MUNICIPAL Nº 1699, DE 22 DE ABRIL DE 2025 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, bem como de eventuais emendas ou substitutivo. Nestes termos, Pede deferimento.
RESULTADO DA DELIBERAÇÃO: Requerimento n.º 20/2025 aprovado por unanimidade, em único turno.
REQUERIMENTO N.º 21 / 2025 - A Mesa Diretora desta Casa Legislativa, nos termos do artigo 142 e seus parágrafos, vem, respeitosamente, requerer deste Plenário a concessão de URGÊNCIA ESPECIAL, para deliberação do Projeto de Lei Ordinária n.º 24 / 2025, que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A ABRIR CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR AO ORÇAMENTO VIGENTE NO VALOR DE R$ 3.244.427,38 (TRÊS MILHÕES, DUZENTOS E QUARENTA E QUATRO MIL, QUATROCENTOS E VINTE E SETE REAIS E TRINTA E OITO CENTAVOS)”, bem como de eventuais emendas ou substitutivo. Nestes termos, Pede deferimento.
RESULTADO DA DELIBERAÇÃO: Requerimento n.º 21/2025 aprovado por unanimidade, em único turno.
REQUERIMENTO N.º 22/ 2025 - FRADIK ALVES DE SOUZA, Vereador que este subscreve, no uso de suas atribuições legais, nos termos da Lei Orgânica Municipal, do Regimento Interno desta Casa Legislativa e, especialmente, com base nos princípios da moralidade e transparência dos atos da Administração Pública, REQUER, após ouvido o Plenário, que seja encaminhado o presente requerimento ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Itapeva/MG, solicitando as seguintes informações oficiais e documentadas: Em 28/08/2024 a Prefeitura Municipal de Itapeva foi notificada pela Secretaria Municipal de Esportes através do ofício 29/2024, solicitando à Prefeitura que faça a cobrança referente a devolução do valor de R$1.600,00 recebidos indevidamente pelo Senhor Fernando Cardozo Vieira por meio do programa Bolsa Atleta. Requeremos assim, a documentação referente as providências tomadas por parte da Prefeitura Municipal para a restituição dos valores recebidos indevidamente Senhor Fernando Cardozo Vieira; Requeremos ainda os recibos, transferências e depósitos realizados pelo Senhor Fernando Cardozo Vieira na conta da Prefeitura Municipal de Itapeva como forma de devolução dos valores recebidos indevidamente do programa Bolsa Atleta. JUSTIFICATIVA: O presente requerimento visa apurar possíveis irregularidades e desvios de finalidade no uso de recursos públicos municipais, sendo responsabilidade desta Casa Legislativa exercer o poder de fiscalização e zelar pela correta aplicação do erário, conforme determina o artigo 27 da Lei Orgânica Municipal. Requer, ainda, que o Plenário aprove para que as informações sejam prestadas no prazo máximo de (10) dez dias úteis após protocolo deste Requerimento no Poder Executivo. Nestes termos, Pede deferimento.
RESULTADO DA DELIBERAÇÃO: Requerimento n.º 22/2025 aprovado por unanimidade, em único turno.
REQUERIMENTO N.º 23/ 2025 - FRADIK ALVES DE SOUZA, Vereador que este subscreve, no uso de suas atribuições legais, nos termos da Lei Orgânica Municipal, do Regimento Interno desta Casa Legislativa e, especialmente, com base nos princípios da moralidade, transparência e legalidade dos atos da Administração Pública, REQUER, após ouvido o Plenário, que seja encaminhado o presente requerimento ao Excelentíssimo Senhor Comandante do Destacamento PM de Itapeva/MG nos seguintes termos: Solicita apuração rigorosa dos fatos ocorridos durante o registro do REDS 2025-026173639-001, diante de possível omissão de procedimentos essenciais à elucidação da ocorrência por parte dos policiais militares envolvidos. Conforme consta, os policiais deixaram de qualificar e colher as versões dos envolvidos que se encontravam no local da ocorrência, sendo estes: o prefeito municipal, o secretário de obras, o vereador Tenente Fradik e o proprietário da empresa de transporte de resíduos sólidos. Além disso, não foram qualificados os dados da unidade automotora supostamente utilizada na prática do ilícito, tampouco foram realizadas diligências para localização, qualificação e eventual prisão do maquinista e do motorista do caminhão envolvidos. JUSTIFICATIVA É dever de todos os agentes públicos, inclusive das forças de segurança, zelar pela lisura, legalidade e integridade dos procedimentos investigativos, especialmente em ocorrências que envolvam o uso de bens públicos, recursos municipais e serviços. A omissão na condução da ocorrência compromete não apenas a eficácia da investigação, mas também a confiança da população nas instituições públicas, abrindo margem para impunidade e reincidência de práticas lesivas ao erário. Cabe, portanto, a esta Casa Legislativa e às autoridades competentes, atuar com firmeza e vigilância para o fiel cumprimento da lei e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito. Nestes termos, Pede deferimento.
RESULTADO DA DELIBERAÇÃO: Requerimento n.º 23/2025 aprovado por unanimidade, em único turno.